Briefing
O Briefing é uma forma de pré-planejar as idéias e fases de um projeto em conjunto com o cliente para facilitar a interação entre cliente e empresa e também melhorar a produção do trabalho prevenindo futuras reproduções de partes do projeto que o cliente não tenha gostado, deixa mais claro as questões legais do contrato para o contratante para que não fique duvidas a respeito do serviço contratado. Feito todo o processo fica mais fácil ter um feedback do que foi feito e o que pode ser melhorado para próximas produções. O que podemos colocar no Briefing?
· Histórico e atuação do cliente.
· Mercado e concorrência.
· Quanto o cliente tem disponível para investir.
· Problemas e objetivos que o cliente tem ou quer alcançar com o serviço contratado.
· Prazo de entrega.
· Posicionamento e execução do projeto.
· Questões legais de contratação.
· Orçamento.
Tais informações são anotadas em uma espécie de relatório ou log em conjunto com o cliente, ou seja, tanto o contratado quanto o cliente fazem parte da criação do briefing para que sejam registradas todas as informações necessárias referentes à produção do trabalho. Concluindo o briefing é tão necessário quanto à própria produção, pois relata detalhes que geralmente são despercebidos na hora da criação do esboço do site e também melhora a qualidade do atendimento para com o cliente.
Brainstorming
Significa "tempestade de idéias", onde reúne – se todos os envolvidos para que todos possam apresentar idéias com o foco no mesmo objetivo. Um ponto importante é que nenhuma idéia é descartada independente do quão idiota ela seja, pois as idéias idiotas também ajudam a conseguir a criatividade necessária para surgir idéias que resolvam o problema de fato.
O Brainstorming é desenvolvido da seguinte forma:
Primeiro se tem um problema a resolver, depois reunimos as pessoas, quanto mais pessoas melhor.
Os participantes do grupo escolhem um líder para o bom andamento da "reunião",
o líder também fica incumbido de anotar em uma folha qualquer, todas as ideias
propostas pelos participantes sem censurá-las, idéias que "resolveriam o problema,
elas podem ser absurdas, mas desde que de alguma forma resolva o problema ela está valendo;
não faz sentido postar ideias que não tem nada a haver com o problema".
Depois de todas as ideias reunidas, elas são filtradas, ou seja escolhendo as
ideias que mais se aproxima da resolução do problema. por fim restando apenas
uma única ideia, é essa que será aplicada para resolver o problema.
Obs. não é o líder quem diz se a ideia é boa ou não, o grupo inteiro
entra em consenso filtrando as melhores idéias pra resolver o problema.
O Brainstorming é desenvolvido da seguinte forma:
Primeiro se tem um problema a resolver, depois reunimos as pessoas, quanto mais pessoas melhor.
Os participantes do grupo escolhem um líder para o bom andamento da "reunião",
o líder também fica incumbido de anotar em uma folha qualquer, todas as ideias
propostas pelos participantes sem censurá-las, idéias que "resolveriam o problema,
elas podem ser absurdas, mas desde que de alguma forma resolva o problema ela está valendo;
não faz sentido postar ideias que não tem nada a haver com o problema".
Depois de todas as ideias reunidas, elas são filtradas, ou seja escolhendo as
ideias que mais se aproxima da resolução do problema. por fim restando apenas
uma única ideia, é essa que será aplicada para resolver o problema.
Obs. não é o líder quem diz se a ideia é boa ou não, o grupo inteiro
entra em consenso filtrando as melhores idéias pra resolver o problema.
0 comentários:
Postar um comentário